Projeto Meio Ambiente


PROFESSORES: Adriana, Ana Noélia, Claudia Arce, Claudia,  Davi, Lenir, Letícia, Luciana, Lucinéia, Julio, Kellen, Romeu,  Terezinha,  Wanda e Wilson (STE)
Ano/Turma: 4º ano ao 9º ano Turno: Matutino e Vespertino
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Educação Física, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática

Preservação do Meio Ambiente 
Recicle Essa Ideia


JUSTIFICATIVA

O planeta Terra pede socorro e o homem tem vivido de maneira inconsequente agredindo o nosso planeta com suas ações desordenadas e tendo como base a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, mais precisamente o art. 2º que diz que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal, daremos início  com o trabalho de conscientização para a preservação e educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema. Tendo em vista todos os acontecimentos que vem ocorrendo durante o tempo é de extrema importância  salientar aos nossos alunos que devemos cuidar e preservar o meio ambiente. Dando ênfase nos problemas que acontecem na escola como desperdício de alimentos e água, lixo na sala de aula e no pátio, mesas e paredes rabiscadas, chiclete colado nos pisos e nas carteiras.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental. 

OBJETIVO

            Desenvolver com esse projeto comportamentos socialmente corretos em relação ao meio ambiente. Cada indivíduo precisa compreender que é parte integrante do ambiente e que, através de suas ações, é agente modificador do mesmo, participante da sociedade, interagindo como iguais e compartilhando os mesmos direitos e deveres.
            Conscientizar os nossos alunos da importância do desenvolvimento sustentável. Medidas que podem ser implantadas em nosso dia-a-dia para reduzir a produção de lixo e estimular o consumo consciente.



METODOLOGIA
HISTÓRIA
Recursos : Garrafa pet, tinta acrílica, pincel, terra e plantas.
Etapas
Primeira Etapa : Relacionar o conteúdo que estamos estudando (Revolução Industrial) com a degradação do meio ambiente.
Segunda Etapa :Leitura do Texto: “O aquecimento Global” ,Atividades  em sala  sobre o texto
Terceira Etapa : Leitura dos textos “Fonte energética”, Alternativa energética , Debate em sala sobre as fontes energéticas e atividades do livro didático
Quarta Etapa : Aula na sala de tecnologia: Pesquisa sobre reutilização de garrafas pet.
Quinta Etapa: Cortar garrafas pets e pintar para reutilizá-las como planteiras.
Sexta Etapa : Plantar as plantas nas novas garrafas pets já transformadas.

CIÊNCIAS
Recursos: Folha Sulfite, lápis de cor, canetinha e papel manilha.
Primeira Etapa realização de pesquisa na  sala de tecnologia  sobre o meio ambiente, onde os alunos selecionaram imagens que serão trabalhadas em sala de aula.
Segunda etapa
Trabalhar em sala de aula as imagens pesquisadas na sala de tecnologia.
Terceira etapa
Sobre o tema Sustentabilidade, será realizada uma palestra onde os alunos do 9º B,   irão realizar.
Quarta Etapa
Teatro com os alunos do 9º ano A.


 LÍNGUA PORTUGUESA
Recursos: Adubo orgânico, Semente de cebolinha, salsinha e hortelã , enxada e terra, caderno, caneta e computador.
Será feita uma horta , onde os alunos terão que observar o desenvolvimento da planta dia-a-dia Em grupo os alunos passarão a observar o desenvolvimento das plantas em seguida relatarão para os colegas. Na sequência todos os alunos farão relatórios usando o  gênero descritivo.
Após a explicação da professora de ciências sobre  “O dia mundial do meio ambiente”, solicitarei que os alunos produzam um  texto sobre o mesmo tema.
Após a correção, levarei os alunos à STE para digitarem seus textos  e acrescentarem imagens da internet nos seus trabalhos.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Recursos: Caixotes de madeiras, garrafa pet, caixa de leite, palitos , capas de caderno, palitos de picolé, latas de leite, papelão, retalhos de tecidos , tampinhas, tesoura, cola , fita e tinta.

Pesquisa na sala de tecnologia sobre reutilização de materiais descartados para confecção de brinquedos.
 Durante as aulas  os alunos  confeccionarão os brinquedos pesquisados na sala de tecnologia, reaproveitando garrafas pet, caixotes de madeira, caixa de leite, palitos, etc.
Exposição dos brinquedos confeccionados durantes as aulas.

ARTES
Realização de um teatro com o tema Sustentabilidade, juntamente com a disciplina de Ciências.

MATEMÁTICA
Recursos: garrafa pet, caixa de leite, palitos , capas de caderno, palitos de picolé, latas de leite, papelão
Confecção de uma mini mercado com materiais recicláveis, onde serão trabalhos os preços de cada produto, juntamente com as operações matemáticas.

GEOGRAFIA
Recursos: Qualquer tipo de material reciclável, sala de tecnologia e caderno.
Primeiro momento passar um vídeo sobre o meio ambiente: lixo extraordinário, os alunos deverão debater sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente.
Segundo momento os alunos deverão fazer pesquisa na sala de tecnologia sobre reciclagem, para desenvolver um objeto reciclável para o projeto, ele deverão ter a consciência de como é importante reciclar para um mundo melhor.
Terceiro momento convidar os alunos a se tornarem “fiscais-vigilantes” da limpeza da escola. O compromisso deles será o de preservar o ambiente escolar e informar outros alunos sobre a importância desse trabalho.
Em roda de conversa, decidam quais tarefas serão realizadas, cotidianamente, pelos “fiscais-vigilantes” da limpeza (plantar , cuidar das lixeiras, manter o pátio limpo, entre outras) e organizar  um cronograma para distribuição das tarefas diárias, de maneira que todos os alunos possam participar. Levar os alunos até o pátio da escola e, com eles, observe se há alguma coisa que poderia ser feita para melhorar o ambiente: mais lixeiras, árvores para arborização, limpeza do pátio, entre outros aspectos. Sentaremos em circulo e discutiremos o que foi visto no passeio o que observaram.
Quarto momento os alunos deverão  fazer um relatório de como é importante a preservação do meio ambiente para um mundo melhor.

   CRONOGRAMA
O início será do dia 2 de maio a 30 de agosto, que será realizado com a apresentação do projeto através de um jornal, vídeo, teatro, exposição de trabalhos sobre o meio ambiente e brinquedos com materiais recicláveis.
 AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com a realização das atividades propostas.





















Assistam o Vídeo










Nenhum comentário:

Postar um comentário