PROFESSORES: Adriana, Ana Noélia, Claudia Arce, Claudia, Davi, Lenir, Letícia, Luciana, Lucinéia, Julio, Kellen, Romeu, Terezinha, Wanda e Wilson (STE)
Disciplina(s) atendida(s) com o Projeto: Educação Física, Ciências, História, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Matemática
Preservação do Meio Ambiente
Recicle Essa Ideia
JUSTIFICATIVA
O planeta Terra pede socorro e o homem tem vivido de maneira
inconsequente agredindo o nosso planeta com suas ações desordenadas e tendo
como base a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, mais precisamente o art. 2º
que diz que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da
educação nacional, devendo estar presente de forma articulada em todos os
níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal,
daremos início com o trabalho de conscientização para a preservação e
educação em relação ao Meio Ambiente, considerando que os princípios da
natureza humana influenciam diretamente no equilíbrio do ecossistema. Tendo em
vista todos os acontecimentos que vem ocorrendo durante o tempo é de extrema
importância salientar aos nossos alunos que devemos cuidar e preservar o
meio ambiente. Dando ênfase nos problemas que acontecem na escola como
desperdício de alimentos e água, lixo na sala de aula e no pátio, mesas e
paredes rabiscadas, chiclete colado nos pisos e nas carteiras.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar,
isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido
pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a
questão ambiental.
OBJETIVO
Desenvolver
com esse projeto comportamentos socialmente corretos em relação ao meio
ambiente. Cada indivíduo precisa compreender que é parte integrante do ambiente
e que, através de suas ações, é agente modificador do mesmo, participante da
sociedade, interagindo como iguais e compartilhando os mesmos direitos e
deveres.
Conscientizar
os nossos alunos da importância do desenvolvimento sustentável. Medidas que
podem ser implantadas em nosso dia-a-dia para reduzir a produção de lixo e
estimular o consumo consciente.
METODOLOGIA
HISTÓRIA
Recursos : Garrafa pet, tinta acrílica,
pincel, terra e plantas.
Etapas
Primeira Etapa : Relacionar o conteúdo que estamos
estudando (Revolução Industrial) com a degradação do meio ambiente.
Segunda Etapa :Leitura do Texto: “O aquecimento
Global” ,Atividades em sala sobre o texto
Terceira Etapa : Leitura dos textos “Fonte
energética”, Alternativa energética , Debate em sala sobre as fontes
energéticas e atividades do livro didático
Quarta Etapa : Aula na sala de tecnologia:
Pesquisa sobre reutilização de garrafas pet.
Quinta Etapa: Cortar garrafas pets e pintar para
reutilizá-las como planteiras.
Sexta Etapa : Plantar as plantas nas novas garrafas
pets já transformadas.
CIÊNCIAS
Recursos: Folha Sulfite, lápis de cor,
canetinha e papel manilha.
Primeira
Etapa realização de pesquisa na sala de
tecnologia sobre o meio ambiente, onde
os alunos selecionaram imagens que serão trabalhadas em sala de aula.
Segunda etapa
Trabalhar em sala de
aula as imagens pesquisadas na sala de tecnologia.
Terceira etapa
Sobre o tema
Sustentabilidade, será realizada uma palestra onde os alunos do 9º B, irão realizar.
Quarta Etapa
Teatro com os alunos
do 9º ano A.
LÍNGUA PORTUGUESA
Recursos: Adubo orgânico, Semente de cebolinha,
salsinha e hortelã , enxada e terra, caderno, caneta e computador.
Será feita uma horta , onde os alunos terão que observar o
desenvolvimento da planta dia-a-dia Em grupo os alunos passarão a observar o
desenvolvimento das plantas em seguida relatarão para os colegas. Na sequência
todos os alunos farão relatórios usando o gênero descritivo.
Após a explicação da professora de ciências sobre “O dia mundial do meio ambiente”, solicitarei
que os alunos produzam um texto sobre o
mesmo tema.
Após a correção, levarei os alunos à STE para digitarem seus
textos e acrescentarem imagens da
internet nos seus trabalhos.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Recursos: Caixotes de madeiras, garrafa pet,
caixa de leite, palitos , capas de caderno, palitos de picolé, latas de leite,
papelão, retalhos de tecidos , tampinhas, tesoura, cola , fita e tinta.
Pesquisa na
sala de tecnologia sobre reutilização de materiais descartados para confecção
de brinquedos.
Durante as aulas os alunos
confeccionarão os brinquedos pesquisados na sala de tecnologia,
reaproveitando garrafas pet, caixotes de madeira, caixa de leite, palitos, etc.
Exposição
dos brinquedos confeccionados durantes as aulas.
ARTES
Realização
de um teatro com o tema Sustentabilidade, juntamente com a disciplina de
Ciências.
MATEMÁTICA
Recursos: garrafa pet, caixa de leite, palitos
, capas de caderno, palitos de picolé, latas de leite, papelão
Confecção de
uma mini mercado com materiais recicláveis, onde serão trabalhos os preços de
cada produto, juntamente com as operações matemáticas.
GEOGRAFIA
Recursos: Qualquer tipo de material
reciclável, sala de tecnologia e caderno.
Primeiro momento passar um vídeo sobre o meio ambiente: lixo
extraordinário, os alunos deverão debater sobre a importância da reciclagem
para o meio ambiente.
Segundo momento os alunos deverão fazer pesquisa na sala de
tecnologia sobre reciclagem, para desenvolver um objeto reciclável para o
projeto, ele deverão ter a consciência de como é importante reciclar para um
mundo melhor.
Terceiro momento convidar os alunos a se tornarem
“fiscais-vigilantes” da limpeza da escola. O compromisso deles será o de
preservar o ambiente escolar e informar outros alunos sobre a importância desse
trabalho.
Em roda de conversa, decidam quais tarefas serão realizadas,
cotidianamente, pelos “fiscais-vigilantes” da limpeza (plantar , cuidar das
lixeiras, manter o pátio limpo, entre outras) e organizar um cronograma para distribuição das tarefas
diárias, de maneira que todos os alunos possam participar. Levar os alunos até
o pátio da escola e, com eles, observe se há alguma coisa que poderia ser feita
para melhorar o ambiente: mais lixeiras, árvores para arborização, limpeza do
pátio, entre outros aspectos. Sentaremos em circulo e discutiremos o que foi
visto no passeio o que observaram.
Quarto momento os alunos deverão fazer um relatório de como é importante a
preservação do meio ambiente para um mundo melhor.
CRONOGRAMA
O início será do dia 2
de maio a 30 de agosto, que será realizado com a apresentação do projeto
através de um jornal, vídeo, teatro, exposição de trabalhos sobre o meio
ambiente e brinquedos com materiais recicláveis.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão
avaliados de acordo com a realização das atividades propostas.
Assistam o Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário